A autoridade da organização internacional citou elementos que podem colocar a democracia em risco
Ravina Shamdasani, a porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, fez um pronunciamento nesta terça-feira, 27, em que expressou preocupação a respeito do cenário político brasileiro.
Estamos cientes dos informes sobre a violência política e estamos fortemente preocupados com o relato de violência contínua que envolve partidos políticos, apoiadores e candidatos", afirmou ela, segundo repercutido pelo UOL.
A representante da ONU ainda fez referência ao questionamento do processo eleitoral, que é algo praticado pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), ao criticar a confiabilidade da urna eletrônica, a máquina responsável pela contagem dos votos.
"Notamos também que existem tentativas repetidas de colocar dúvidas sobre a credibilidade do sistema eleitoral e ameaças de não reconhecer os resultados da eleição. Isso representa um sério risco para o processo democrático", relatou Shamdasani.
No próximo mês de outubro, a população brasileira irá às urnas para escolher os políticos que preencherão cargos de prefeito, governador, deputado estadual, deputado federal, e, por fim, de presidente do Brasil. O primeiro turno, vale lembrar, ocorre já no domingo que vem, 2.