Segundo emissora pública japonesa, arma foi usada pela primeira vez por samurais durante o período Edo (1603-1868); entenda!
Na noite do último domingo, 26, o funcionário de uma joalheria em Tóquio, no Japão, passou a ser considerado herói ao deter três suspeitos que tentavam assaltar o local. O que chamou a atenção, além disso, foi a forma como ele combateu os criminosos: usando uma sasumata.
Desde que as imagens das câmeras de segurança viralizaram nas redes sociais, a procura pela arma usada pelos samurais no Japão feudal teve uma alta considerável. Segundo a emissora pública NHK, a sasumata foi usada pela primeira vez por samurais durante o período Edo (1603-1868) para prender criminosos.
Ainda hoje, completa, o instrumento é usado por policiais no país para deter as pessoas sem feri-las gravemente.
+ Jogatina de Monopoly na Bélgica termina em briga com espada samurai e feridos
Conforme repercutido pelo The Guardian, uma empresa na província de Tochigi, ao norte de Tóquio, informou ter recebido inúmeras ligações de pessoas querendo adquirir o instrumento de defesa.
Antes, a sasumata, que era vendida uma vez ou outra por mês, agora recebe cerca de 10 pedidos diários. O aumento se tornou constante desde o outono do ano passado, com os diversos casos criminais sendo mostrados na televisão.