Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Veneza

Polícia italiana investiga águas dos canais de Veneza após ficarem verde

Imagens de redes sociais mostram coloração verde fluorescente das águas dos canais

Redação Publicado em 29/05/2023, às 15h48 - Atualizado às 15h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Canal de Veneza com cor diferenciada - Reprodução / Redes Sociais
Canal de Veneza com cor diferenciada - Reprodução / Redes Sociais

Após uma mancha de água verde fluorescente aparecer no famoso Grande Canal de Veneza no domingo, 28, as autoridades venezianas estão conduzindo uma investigação. O presidente regional do Vêneto, Luca Zaia, escreveu no Twitter:

Esta manhã, uma mancha de líquido verde fosforescente apareceu no Grande Canal de Veneza, relatada por alguns moradores perto da Ponte Rialto. O prefeito convocou uma reunião urgente com a polícia para investigar a origem do líquido”.

O porta-voz do prefeito informou à CNN que eles coletaram imediatamente amostras de água, revisaram as gravações das câmeras de vigilância e questionaram os pilotos de gôndolas e motoristas de barcos locais se eles notaram algo suspeito. Em seguida, foi realizada uma reunião de emergência para investigar a causa da água verde, observando que nenhum grupo ambiental assumiu a responsabilidade.

O vereador Andrea Pegoraro imediatamente culpou os ativistas ambientais que vêm atacando diversos patrimônios culturais italianos nos últimos meses. No entanto, o grupo Ultima Generazione, responsável por derramar carvão na Fontana di Trevi em Roma no fim de semana passado, negou ser o responsável pela água verde.

Investigação

O corpo de bombeiros da Itália anunciou em um tweet que estava ajudando a fornecer "amostras e assistência técnica" à ARPA Veneto, a agência regional responsável pela supervisão ambiental do Grande Canal. A agência está conduzindo análises para determinar a natureza da substância presente na água.

Diversas teorias surgiram online, incluindo a possibilidade de ser algas ou uma substância dispersa ilegalmente no canal, segundo a CNN Brasil.

Essa curiosa coloração ocorre enquanto a cidade celebra o evento do barco Vogalonga, criado para combater as ondas e restaurar as tradições venezianas, além de promover a conscientização ambiental e a natureza. Também coincide com a abertura da Bienal de Arquitetura no último fim de semana.