Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Napoleão

Pistolas de Napoleão Bonaparte são vendidas em leilão na França por R$ 10 milhões

De ouro e prata, armas que pertenceram ao imperador francês são as mesmas que ele pretendia usar para tirar a própria vida

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 08/07/2024, às 10h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pistolas que perteceram ao imperador Napoelão Bonaparte - Casa de leilões Orsenat
Pistolas que perteceram ao imperador Napoelão Bonaparte - Casa de leilões Orsenat

No último domingo, 7, duas pistolas que pertenceram ao imperador Napoleão Bonaparte foram leiloadas por 1,69 milhão de euros (algo na casa dos R$ 10 milhões). As armas foram as mesmas que Napoleão pretendia usar para se matar. 

Segundo o The Guardian, o leilão aconteceu em Fontainebleau, ao sul de Paris, e o comprador não teve sua identidade revelada — mas sabe-se que ele pagou mais do que a venda estimada dos itens (que estava entre 1,2 e 1,5 milhão de euros). 

Pistolas que perteceram ao imperador Napoelão Bonaparte - Casa de leilões Orsenat
Pistolas que perteceram ao imperador Napoelão Bonaparte - Casa de leilões Orsenat
Pistolas que perteceram ao imperador Napoelão Bonaparte - Casa de leilões Orsenat

As pistolas são ricamente decoradas, incrustadas com ouro e prata. Elas também apresentam uma imagem de Napoleão — que teria pensado em usá-las para tirar sua própria vida em 1814, quando ele foi obrigado a renunciar após seu exército ser derrotado por forças estrangeiras e Paris ter sido ocupada. 

Após a derrota da campanha francesa, ele ficou totalmente deprimido e quis cometer suicídio com essas armas, mas seu grande escudeiro removeu a pólvora", disse o especialista em leilões Jean-Pierre Osenat à AFP antes da venda.

Napoleão tomou veneno, mas vomitou e sobreviveu. Mais tarde, ele deu as pistolas para seu fiel escudeiro, como uma forma de agradecer sua lealdade, conforme explicado por Osenat.

Após abdicar do poder, Napoleão seguiu em exílio para a ilha de Elba, na Itália, mas acabou retornado à França. Se novo período no poder, porém, chegou ao fim de forma definitiva após Napoleão ser derrotado pelos britânicos na Batalha de Waterloo em 1815. Ele morreu seis anos depois, enquanto estava em exílio na ilha de Santa Helena. 

Tesouro nacional

Confirme noticiado pelo Guardian, antes que as pistolas fossem vendidas, o Ministério da Cultura da França classificou as armas como tesouros nacionais e proibiu que os objetos deixassem o país; conforme decisão publicada no diário oficial do governo um dia antes do leilão. 

Além da proibição, a decisão também permite que, num período de 30 meses, o governo francês possa fazer uma oferta de compra dos itens ao novo proprietário — que tem a opção de recusar a oferta. 

A classificação como tesouro nacional torna as pistolas um bem cultural, apesar de seu valor e idade, que só podem deixar o país de forma temporária; com sua devolução obrigatória. 

Ser classificado como tesouro nacional dá um valor incrível ao objeto", disse um representante da casa de leilões Osenat, pedindo para não ser identificado.