Após a captura, o corpo do animal está sendo conservado em um frigorífico
Na ilha de Mameloca, município de Japurá, ribeirinhos revelaram um episódio impressionante. Acontece que um pirarucu, peixe gigante, com 2,9 metros e 220 quilos foi capturado.
Conforme repercutido pelo portal de notícias G1, os pescadores, que tem o manejo da espécie como grande atividade econômica, acabaram enviando o animal gigante a Secretaria de Produção Rural do Amazonas.
A captura citada pelos pescadores não é atual. O episódio se deu em novembro de 2020, sendo o peixe levado para Manaus em outro momento.
"Não encontrei outro peixe capturado que se aproxima deste tamanho", disse Renilton Solarth, engenheiro de pesca, conforme repercutido pelo G1.
Como explica o portal BNC Amazonas, a pesca de manejo compreende uma técnica que ganhou vida no Amazonas e ajudou a tirar a espécie citada na reportagem da mira da extinção. Foi assim também que os cardumes aumentaram em volume e tamanho.
O animal chama atenção dos mais curiosos, afinal, seis homens precisaram se mobilizar para carrega-lo. Com a cabeça apresentando 69 centímetros e uma nadadeira peitoral contando com 40 cm de comprimento e 30 de largura, o animal é um verdadeiro gigante das águas.
Diante de suas características, o pirarucu está armazenado num frigorífico. 'Atualmente, estamos buscando parceiros para não deixar se perder essa relíquia', explicou Solarth.
Congelado e sem apresentar as vísceras, o corpo do animal teve o futuro definido.
A Secretaria de Produção Rural do Amazonas tem o objetivo de conseguir a descrição, identificação e classificação do peixe. Assim, ele poderá ser exposto. Para isso, será necessário apoio.