A obra teria sido pintada no final da década de 1990 e agora foi colocada em leilão
Em um brechó na cidade de Ontário, Canadá, uma pintura foi comprada por apenas 4 dólares, algo em torno de 20 reais. Mais tarde, o comprador — não identificado — notou uma assinatura no verso da tela em que se lia David Bowie.
Assustado com a possibilidade de o quadro ser de autoria de um dos maiores nomes da música, ele contatou especialistas, entre eles o leiloeiro Cowley Abbott. Após uma pesquisa minuciosa com estudiosos de arte e da vida e carreira do Camaleão do Rock, a autoria foi confirmada.
“A descoberta casual deste tesouro dentro de uma pilha de produtos descartados é bastante notável. O expedidor da pintura ficou pasmo ao ver uma etiqueta onde se lia ‘David Bowie’ e perceber que era a assinatura do artista inscrita no verso”, disse Abbott em nota repercutida pelo site UPI.
Identificada como ‘D Head XLVI’, a tela teria sido pintada por Bowie entre 1994 e 1997, como parte do projeto artístico do cantor.
“Foi sugerido que, para algumas dessas pinturas importantes, Bowie se inspirou na era Ziggy Stardust. Com cabelos longos e um perfil pronunciado, este retrato enigmático e enigmático é verdadeiramente uma rara representação de um artista famoso”, acrescentou Andrea McLoughlin, porta-voz da casa de leilões Cowley Abbott.
A casa de leilões colocou o item a venda, os lances deverão oscilar entre 45 mil reais e 60 mil reais.