Desde 1332, o evento acontecia anualmente e era uma comemoração litúrgica da Decapitação de São João Batista
Um novo estudo, financiado pelo órgão do governo britânico Historic England, permitiu que pesquisadores pudessem realizar análises de terraplenagem, mapeamento aéreo e levantamentos geofísicos no Priorado de Latton, próximo a cidade de Harlow, Essex, na Inglaterra.
Com esse recente projeto, os especialistas conseguiram definir a localização de uma importante feira medieval do local. Eles identificaram um recinto retangular que era demarcado por trabalhos de terraplanagem, o que levou os cientistas a acreditarem que o local, ao nordeste do priorado, era palco da feira.
Acredita-se que o evento tenha sido uma comemoração litúrgica da Decapitação de São João Batista, que passou a acontecer anualmente depois que o então rei Eduardo III de Inglaterra a concedeu para o patrono da região, Agostinho Le Waleys. A feira acontecia entre os dias 28 a 30 de agosto, a partir de 1332.
Além de identificarem o local da festividade, os pesquisadores também conseguiram, por meio do levantamento geofísico, analisarem destroços da estrutura de uma importante igreja do priorado. Eles encontraram restos da nave e dos claustros da basílica.