Coloração é considerada rara na cidade; e também supreende por decorações femininas e afrescos que detalham como era a agricultura e o pastoreio na região
Após escavações no Parque Arqueológico de Pompeia, no sul da Itália, pesquisadores encontraram um 'pequeno' santuário decorado com figuras femininas e afrescos. Segundo os arqueólogos, as mulheres são uma representação das quatro estações do ano; enquanto as pinturas detalham como era a agricultura e o pastoreio na região.
+ Os fascinantes afrescos descobertos em antigo salão de Pompeia
Conforme relatado pela agência ANSA, as explorações também revelaram algo inesperado: as paredes azuis do espaço, que foi descoberto no Regio IX — como é chamado um dos nove bairros em que Pompeia foi dividida. A coloração é considerada rara na cidade.
Ainda conforme a direção do Parque Arqueológico de Pompeia, a sala das paredes azuis possui cerca de oito metros quadrados. O local foi encontrado durante escavações na região sul do Regio IX, e está anexado a uma construção que abrigava afrescos pretos e fontes termais.
Sobre um fundo azul, as paredes apresentam figuras femininas que aldeiam os nichos presentes no centro, e que representam as quatro estações, as chamadas Horae", disse o parque em comunicado divulgado à imprensa.
+ Papiro carbonizado pode ter revelado local de sepultamento de Platão
As escavações ainda encontraram 15 ânforas de transportes e dois jarros. No local também foram identificados materiais de construção e conchas de ostras — que especula-se terem sido adicionadas às misturas para reboco e argamassa.