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Notícias / Arqueologia

Os fascinantes afrescos descobertos em antigo salão de Pompeia

Coleção de belos afrescos foi descoberta recentemente na histórica ilha romana de Pompeia, devastada após a erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C.

Éric Moreira Publicado em 11/04/2024, às 12h41 - Atualizado em 12/04/2024, às 09h53

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Novos afrescos descobertos em Pompeia - Divulgação/Pompeii
Novos afrescos descobertos em Pompeia - Divulgação/Pompeii

Escavações recentes em Pompeia, antiga cidade romana que foi devastada no ano 79 d.C. com a erupção do Monte Vesúvio, revelaram uma coleção de afrescos descritas pelos arqueólogos como alguns dos mais belos já encontrados por lá. A descoberta foi descrita no site Pompeii.

Os afrescos foram localizados nas paredes do que teria sido um grande salão de banquetes, parte de uma domus de alto status da época. O salão, segundo o Heritage Daily, mede 15 metros de comprimento por 6 metros de largura, e é conectado a um pátio aberto, que parece ser um corredor de serviço ao ar livre, com uma escadaria longa que leva ao primeiro andar do prédio.

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Foram encontrados dois afrescos, ao todo. Em um deles, é possível observar o deus Apolo tentando seduzir Cassandra, uma sacerdotisa troiana fadada a fazer profecias, mas que nunca seria acreditada por aqueles que a consultassem. Já em outra cena, vemos Páris (também conhecido como Alexandre), um dos filhos do rei Príamo de Troia, sequestrando Helena de Troia, o que desencadearia a guerra descrita em 'Ilíada', de Homero.

Registro dos afrescos encontrados /Divulgação/Pompeii

Após a descoberta, para preservar os afrescos, os arqueólogos começaram a injetar uma cola especial no gesso, ao passo que a alvenaria é reforçada com coberturas e andaimes temporários.

Vida em Pompeia

Gabriel Zuchtriegel, Diretor do Parque Arqueológico de Pompeia, acrescenta em comunicado que as paredes do salão de banquetes eram pintadas de preto pois, assim, poderia disfarçar o chamado "negro da lâmpada", um resíduo de carbono proveniente da queima de óleos que se fixava nas paredes. 

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Já as imagens representadas nas paredes, provavelmente não tinham nenhuma finalidade além de decorativas, sendo apreciadas por aqueles presentes no salão. Isso, pelo menos, até a destruição de Pompeia — localizada próxima a atual Nápoles, na Itália —, que foi soterrada por cinzas vulcânicas e pedras-pomes após a erupção do Monte Vesúvio, bem como a cidade de Herculano.