Incomum na região, o prateado peixe-remo está presente em uma lenda popular japonesa
Um raro peixe, associado a uma lenda popular japonesa que o coloca como responsável por atrair tsunamis, terremotos ou ciclones, foi pescado na costa de Arica, no Chile, na manhã da última sexta-feira, 11.
Chamado de peixe-remo, o animal não aparece frequentemente na região. Por isso, o IFOP (Instituto de Desenvolvimento Pesqueiro), coletou amostras para poder entender os motivos pelos quais ele pode ter surgido na costa.
Segundo o pesquisador do IFOP Gonzalo Muñoz, o peixe em questão possui seis metros de comprimento, pele viscosa de cor prateada, sem escamas, uma barbatana dorsal avermelhada e boca pequena e saliente.
A espécie pertence a uma classe de peixes cuja principal característica é apresentar ossos grandes. O peixe-remo habita as profundidades dos oceanos, chegando a viver entre 200 a 500 metros de profundidade, ainda que tenha sido encontrado a mil metros.
Como reportou o jornal La Nación, o peixe está ligado a uma popular lenda japonesa que ressurgiu em 2011 com o tsunami na ilha de Honshu, na costa do Pacífico, quando um desses animais reapareceu após anos sem ser visto na costa.
O mito conta que o peixe vivia nas profundezas das águas próximas a uma ilha japonesa e que, quando decidia voltar à superfície, era responsável por terremotos, sendo chamado de “mensageiro” do palácio do deus do mar.