Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Shelley Duvall

Parceiro de Shelley Duvall revela como foram momentos finais da atriz

Dan Gilroy, roteirista e parceiro de longa data de Shelley Duvall, compartilhou detalhes dos últimos dias da atriz, que faleceu em julho deste ano

Luiza Lopes Publicado em 26/09/2024, às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Shelley Duvall e Dan Gilroy - Getty Images
Shelley Duvall e Dan Gilroy - Getty Images

Dan Gilroy, roteirista e parceiro de longa data de Shelley Duvall, compartilhou detalhes dos últimos dias da atriz, que faleceu em 11 de julho de 2024, aos 75 anos, devido a complicações do diabetes. O casal, que viveu junto por 35 anos em Blanco, Texas, nunca oficializou o relacionamento, mas se consideravam marido e mulher.

Em entrevista à People, Gilroy relembrou o início dos problemas de saúde de Duvall, destacando que há 18 anos sua condição mental piorou.

"Tudo ficou muito estranho e paranoico. Ela sentia que estava sendo atacada e pedia para os vizinhos virem até nossa casa com armas para nos proteger. O segundo marido da mãe dela era um ex-agente do FBI, e ela começou a sentir que estava sendo atacada desde então", contou.

shelley
À direita, o agente literário Swifty Lazar conversando com a atriz Shelley Duvall e Dan Gilroy / Crédito: Getty Images

Internação forçada

Essa desconfiança foi intensificada quando a família dela, sem o consentimento de Gilroy, a internou em um hospital em Houston para tratar diabetes e demência, o que gerou um rompimento familiar definitivo.

"O irmão e a mãe dela a chamaram para jantar em Houston, a quatro horas de distância. Quando chegamos, dois caras a forçaram a ir até o Hospital Metodista de Houston. Foram entre sete a 10 dias. Ela fez um escândalo quando a deram alta com o diagnóstico de diabetes e demência. Isso causou um rompimento na família, e a confiança acabou. Ela ficou muito assustada", disse. 

shelley
A atriz Shelly Duvall em 'O Iluminado' / Crédito: Divulgação/Warner Bros

Nos últimos meses de vida, a atriz enfrentava dificuldades físicas que a impediam de andar e dirigir, atividades que ela adorava. Ele revelou arrependimento por não ter atendido aos chamados de Duvall na noite anterior à sua morte, pois tinha compromissos na manhã seguinte.

Eu ficava em um quarto ao lado do dela. Nos últimos meses, ela me chamava entre três e quatro vezes por noite. Na noite anterior à morte dela, eu disse: 'Shelley, tenho uma entrevista amanhã. Não posso ficar acordando assim'. Eu a encontrei na manhã seguinte. Não conseguia parar de beijá-la, ainda que ela não estivesse mais ali", relatou à revista. 

Disputa judicial

Após sua morte, Gilroy entrou com um pedido na Justiça para ser reconhecido como herdeiro da atriz, alegando que o casal vivia como marido e mulher. No entanto, o irmão de Shelley, Shane Duvall, contestou o pedido, afirmando que ele e os outros dois irmãos deveriam receber a herança, segundo documentos judiciais obtidos e divulgados pela revista In Touch.

O patrimônio deixado por ela inclui uma casa avaliada em US$ 600 mil, cerca de US$ 50 mil em contas bancárias e royalties de filmes como 'O Iluminado' (1980) e 'Popeye' (1980).