Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pompeia

Para controlar turismo, Pompeia limita número de visitantes por dia

Um dos pontos turísticos e históricos mais famosos da Itália, o Parque Arqueológico de Pompeia enfrenta passa por para controlar número de visitantes

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 14/01/2025, às 12h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia tirada em Pompeia - Foto por Graham Hobster pelo Pixabay
Fotografia tirada em Pompeia - Foto por Graham Hobster pelo Pixabay

Um dos países mais almejados por aqueles que buscam fazer viagens internacionais é a Itália, seja por sua cultura gastronômica elogiável por todo o mundo, quanto por toda a história que abriga em suas ruas e vilas. Porém, aqueles que buscarem visitar o Parque Arqueológico de Pompeia, agora devem se atentar com algumas mudanças do local para receber turistas.

Agora, conforme repercute a CNN Brasil, os ingressos para visitar a antiga cidade romana destruída pelo Vesúvio são personalizados com os nomes dos visitantes, além de o local estar limitado a um máximo de 20 mil admissões por dia.

Essas novas medidas foram tomadas como tentativa de controlar a escalada do turismo de massa, que vem crescendo no local e em toda a Itália nos últimos anos. Segundo a administração do parque, somente no verão europeu do ano passado, mais de quatro milhões de visitantes passaram por Pompeia, um recorde em toda a sua história.

Estamos trabalhando em uma série de projetos para mitigar a pressão da ação do homem no local, que pode representar riscos tanto para as pessoas, por exemplo, no caso de um terremoto, quanto para o patrimônio cultural, que é tão único e frágil", afirmou em nota à imprensa o diretor do parque, Gabriel Zuchtriegel.

Com as novas medidas, a administração do parque busca proporcionar um turismo lento e mais sustentável, gerenciando o fluxo de pessoas para garantir uma maior "segurança e personalização da visita" no local.

Fotografia tirada em uma rua de Pompeia / Crédito: Foto por Marta pelo Pixabay

Os ingressos para visitar Pompeia podem ser adquiridos no local e também online, custando, no site, 18 euros (cerca de R$ 112, na cotação atual) para visitar somente a antiga cidade, e 22 euros (R$ 137) para visitar, além da cidade, outras vilas suburbanas. Vale mencionar ainda que a entrada é gratuita todo primeiro domingo do mês.

Pompeia

No passado, Pompeia foi uma cidade romana bastante próspera e sofisticada. Mas hoje ela é conhecida como "a cidade que parou no tempo", pois, em 79 d.C., ocorreu a catastrófica erupção do Monte Vesúvio, que soterrou toda a cidade com cinzas e pedras-pomes, sendo esta uma das tragédias mais famosas da história da Itália e do Império Romano, mencionada por toda a história.

A cidade foi redescoberta em 1.748 e, hoje, é um dos pontos turísticos mais visitados da Itália, além de ser considerada Patrimônio Cultural Mundial da Unesco. Ali, é possível visitar áreas divididas entre antigas ruas, vielas, anfiteatros, uma necrópole, bem como observar destroços de vilas, casas e templos.

Leia também:Pompeia: Veja 5 descobertas arqueológicas impressionantes da cidade romana