Sucesso na Netflix, 'Terra Indomável' é uma narrativa brutal ambientada nos EUA do século 19, durante a marcha para o Oeste
Publicado em 15/01/2025, às 18h00
Nova série de destaque entre as mais assistidas da Netflix, "Terra Indomável" chama atenção. Através dos episódios, os espectadores são levados aos Estados Unidos do século 19, durante um dos capítulos mais sombrios e brutais de sua história: o massacre de Mountain Meadows, ocorrido em Utah, em meio à chamada Marcha para o Oeste.
Com seis episódios, a minissérie é dirigida e produzida por Peter Berg — além de contar com roteiro de Mark L. Smith —, que se inspirou em uma série de conflitos violentos que realmente ocorreram no território de Utah em 1857, envolvendo nativos americanos, soldados mórmons e o próprio governo americano.
Na narrativa, acompanhamos Sara Rowell (interpretada por Betty Gilpin) e seu filho Devin (Preston Mota), que, fugindo do passado, se veem presos em um ataque brutal de uma milícia mórmon a guerreiros paiutes — ataque este que, na vida real, durou cinco dias —, e acabam formando "uma nova família em meio à crueldade e à luta pela liberdade no oeste" do país, conforme a sinopse da Netflix.
Fato é que, embora "Terra Indomável" tenha um pano de fundo baseado na história norte-americana, em prol de uma otimização na narrativa para a série, ela toma uma série de liberdades criativas. Indo para além dos personagens inspirados em pessoas da vida real, confira a seguir os personagens da série que são fictícios:
No centro da narrativa, temos Sara Rowell, personagem de Betty Gilpin, uma mãe obstinada a atravessar o oeste americano com o filho para encontrar o marido, em uma jornada que é quase uma sentença de morte.
Embora marcante, a personagem não é inspirada em nenhuma figura histórica em específico, e é criada unicamente para a narrativa de 'Terra Indomável'.
Personagem de Preston Mota, Devin Rowell é o filho de Sara, e também criado apenas para a série. Ao lado de sua mãe, Devin embarca na jornada em busca do próprio pai e, mesmo sendo jovem e com uma perna machucada, demonstra coragem ao enfrentar os perigos e todas as brutalidades que o oeste americano do século 19 guardava.
Um homem solitário que ajuda Sara e Devin a escapar de perseguidores durante o ataque mórmon aos guerreiros paiutes, Isaac Reed é vivido pelo ator canadense Taylor Kitsch. Após salvá-los, eles acabam viajando juntos.
A última pessoa a entrar no grupo de Sara é a jovem Two Moons, uma menina indígena que foge de sua tribo e desenvolve um vínculo especial com Devin, tornando-se um membro importante naquela família. Ela é interpretada por Shawnee Pourier.
Outra personagem fictícia, embora com algum respaldo histórico, é Abish Pratt (Saura Lightfoot-Leon), que não se inspira em nenhuma pessoa em específico, mas sim em relatos históricos de mulheres sequestradas por nativos americanos na época, repercute a Forbes.
"Queríamos explorar a ideia dessa jovem mulher mórmon que está sendo meio que empurrada para uma vida e um casamento que ela não pediu e, pelo destino, acaba em um mundo muito diferente e nunca se assimila completamente", explicou Peter Berg ao Tudum, da Netflix.
Leia também:Terra Indomável: Compare o elenco da série da Netflix com as pessoas reais