Nova série de sucesso na Netflix, 'Terra Indomável' nos transporta para o brutal EUA na época da marcha para o oeste; confira!
Publicado em 14/01/2025, às 19h00
Na última semana, chegou à Netflix a minissérie 'Terra Indomável', que leva os brasileiros para os Estados Unidos em meio à Marcha para o Oeste, no século 19. Dividida em seis episódios, a narrativa acompanha mãe e filho que, fugindo do passado, "formam uma nova família em meio à crueldade e à luta pela liberdade no oeste" do país, conforme a sinopse da plataforma.
Atualmente, a produção consta como a série mais assistida pelos brasileiros assinantes do serviço de streaming. Ela é dirigida e produzida por Peter Berg, com roteiro de Mark L. Smith, e explora com maestria o drama dos conflitos violentos no território de Utah em 1857, envolvendo nativos americanos, pioneiros, soldados mórmons e o governo do país.
Um fato sobre a minissérie é que, para criá-la, Berg buscou inspiração numa história sobre a Guerra de Utah. "Li um artigo sobre algo chamado Massacre de Mountain Meadows. [Foi] algo que me interessou, e comecei a pesquisar muito sobre isso", disse ele ao Tudum, da Netflix.
Sendo 'Terra Indomável' parcialmente baseada em uma história real — mesmo que tome algumas liberdades criativas —, confira a seguir os personagens da minissérie inspiradas em figuras que realmente existiram:
Interpretado por Shea Whigham, Jim Bridger é um personagem de grande destaque na série. Não à toa: sua persona na vida real também foi relevante na história de Utah. Ele foi pioneiro preso durante os conflitos retratados na série, que ficou conhecido por transformar Fort Bridger em uma pequena cidade na fronteira.
Marcado na história como o primeiro governador do estado de Utah, Brigham Young (interpretado por Kim Coates) foi um pregador religioso e historiador americano, e também o segundo presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (ou Igreja Mórmon), comandando o exército conhecido como Legião de Nauvoo.
William Adams "Wild Bill" Hickman, personagem de Alex Breaux, também é uma figura notória da história de Utah no século 19. Ele era um homem da lei da região, e membro da milícia Mórmon comandada por Young, conforme repercute a Forbes.
Winter Bird (Irene Bedard), chefe dos nativos Shoshone, por sua vez, diverge dos casos mencionados anteriormente por ser uma personagem criada unicamente para a minissérie.
No entanto, segundo Berg, ainda ao Tudum, por mais que ela não seja uma representação perfeitamente fidedigna, é inspirada por uma chefe histórica que "era supostamente lésbica [e tinha] várias esposas".
Por fim, o personagem de Joe Tippett, James Wolsey, também não é exatamente uma pessoa que existiu, mas se inspira em um homem executado na época retratada, por ter se envolvido no Massacre de Mountain Meadows.