Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Papiro

Papiro com holerite de soldado romano é descoberto em Israel

O documento, datado de 2 mil anos, é um dos três únicos holerites já descobertos em todo Império Romano

Redação Publicado em 21/02/2023, às 13h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Papiro de 2 mil anos com contracheque de soldado romano encontrado em Israel - Divulgação/Autoridade de Antiguidades de Israel
Papiro de 2 mil anos com contracheque de soldado romano encontrado em Israel - Divulgação/Autoridade de Antiguidades de Israel

Na última quarta-feira, 15, a Autoridade de Antiguidades de Israel emitiu um comunicado informando que pesquisadores descobriram um papiro latino com o contracheque (ou seja, documento que registra o salário) de um soldado do Império Romano.

O artefato datado de 2 mil anos atrás foi encontrado na região leste de Israel, próxima ao Mar Morto, na fortificação de Massada

Segundo informações do portal G1, outros 14 documentos do ano 72 foram encontrados na região em outras ocasiões. Em nota, Oren Ableman, pesquisador da Unidade de Manuscritos do Mar Morto, explicou que a descoberta mais recente faz parte dos três únicos holerites encontrados em todo o Império Romano, além de ter detalhado o conteúdo identificado:

O contracheque desse soldado incluía deduções para botas e uma túnica de linho, e até mesmo para forragem de cevada para seu cavalo". 

Outros detalhes 

Ableman também informou que o artefato histórico contém registros do salário referentes a três períodos de pagamento anuais. Além disso, uma hipótese levantada pelos pesquisadores para os altos gastos é a de que os soldados eram autorizados a realizar saques durante as campanhas militares, estando assim envolvidos em outros negócios. 

Surpreendentemente, os detalhes indicam que as deduções quase ultrapassaram o salário do soldado. Embora este documento forneça apenas um vislumbre das despesas de um único soldado em um ano específico, [fica] claro que, considerando a natureza e os riscos do trabalho, os soldados não permaneciam no exército apenas pelo pagamento".

"Este documento reforça o entendimento de que os salários dos soldados romanos poderiam aumentar por fontes adicionais de renda, tornando o serviço no exército romano muito mais lucrativo", concluiu o especialista.