O animal, que ainda era filhote, foi avaliado como saudável, porém com chances de sobrevivência reduzidas. Confira o vídeo!
Os especialistas do Parque Nacional de Cabo Hatteras, que fica localizado no estado norte-americano da Carolina do Norte, descobriram um filhote de tartaruga com uma mutação inesperada: em vez de possuir apenas uma cabeça, ele nasceu com duas.
O curioso espécime foi registrado em um vídeo publicado pelo local no Facebook, que foi repercutido pelo UOL nesta quarta-feira, 18. "Não é todo dia que os biólogos do Parque encontram uma tartaruga marinha de duas cabeças!", dizia a legenda da postagem.
O filhote foi avaliado como saudável antes de ser devolvido à natureza, porém vale mencionar que sua morfologia diferente pode representar uma desvantagem no futuro.
A má-formação do filhote pode fazer dele uma presa fácil para os predadores e ainda dificultar sua capacidade de se alimentar, por exemplo. Ainda conforme o UOL, é “improvável” que ele sobreviva tanto quanto os irmãos.
Embora filhotes com mutações sejam raros no mundo animal, não é a primeira vez neste ano que uma tartaruga com duas cabeças é encontrada em uma praia estadunidense. Em julho, foi um indivíduo parecido foi descoberto na Carolina do Sul, região vizinha.
Na época, a bióloga marinha Ángela María Baldrich ofereceu uma explicação para o fenômeno em entrevista à rádio RCN:
"O aumento da temperatura da água afeta diretamente o desenvolvimento das tartarugas adultas, [assim como] a presença de poluentes, como metais pesados de hidrocarbonetos, que podem estar presentes tanto no oceano quanto na alimentação das tartarugas, e no consumo de micro plásticos, que podem refletir esse tipo de consequências nos filhotes", explicou a especialista.
Confira o vídeo da tartaruga 'mutante' logo abaixo: