Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Colômbia

Obra pública na Colômbia é invadida após boatos de ouro no local

Caso ocorreu na cidade de Zaragoza, na última sexta-feira, 10, cuja principal fonte de renda da população advém da mineração

Éric Moreira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 15/03/2023, às 12h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens da população de Zaragoza, na Colômbia, tentando encontrar ouro em obra pública - Reprodução/Vídeo
Imagens da população de Zaragoza, na Colômbia, tentando encontrar ouro em obra pública - Reprodução/Vídeo

Na última sexta-feira, 10, uma obra pública na cidade de Zaragoza, na Colômbia, foi palco de um grande caos envolvendo a população local. Isso porque os moradores invadiram uma obra de saneamento em uma via pública, após o surgimento de boatos de que haveria ouro no local.

Vídeos divulgados em diversas mídias sociais mostram uma multidão cavando a rua Bolívar, onde ocorriam as obras, carregando sacos e utilizando bateias — utensílios de mineração que ajuda a separar ouro de outros sedimentos. Ao todo, segundo o jornal El Colombiano, mais de mil pessoas estavam no local tentando encontrar o valioso minério.

De acordo com o UOL, além do mais, cerca de 70% da população de Zaragoza depende da mineração, como afirmou o prefeito Víctor Darío Perlaza. Todo o caos em torno dos boatos de ouro nas obras públicas se deve principalmente pelo fato de que as minas locais se encontram fechadas desde o dia 1º de março, devido a uma greve.

Mineração

Apesar da grande mobilização e número de pessoas tentando encontrar ouro no local, não foi confirmado se os boatos são verdadeiros ou não; até o momento, não se sabe se alguém encontrou, de fato, o minério nas ruas.

Por fim, como lembra o UOL, a região do Bajo Cauca, onde se localiza a cidade de Zaragoza, é conhecida por ser palco de práticas ilegais de mineração. Ao todo, são mais de 400 mil hectares de florestas nativas e mananciais.