‘O protocolo russo’, do químico Grigory Rodchenkov, revela como o país foi punido nos Jogos Olímpicos e na Copa do Mundo
Publicada no início deste ano no Brasil pela Faro Editorial, a obra ‘O protocolo russo’, escrita pelo químico Dr. Grigory Rodchenkov, revela o maior esquema de burlamento do sistema de antidoping dos Jogos Olímpicos de Inverno.
O químico Grigory Rodchenkov foi responsável por denunciar o maior esquema de doping da história do esporte mundial. Atualmente, o especialista vive nos Estados Unidos, com uma nova identidade e protegido pelo sistema de proteção a testemunhas.
Ao todo, o autor levou três anos para escrever este relato. O atual presidente da Rússia, Vladimir Putin, por sua vez, chegou a colocar o serviço de espionagem internacional atrás dele. O escritor não só revelou o esquema de burlamento do sistema de antidoping, como denunciou o esquema de corrupção e destruição na formação de atletas russos.
Criado pelo governo da Rússia, o esquema para “melhorar” a performance dos esportistas russos levou o país a inúmeras vitórias. Contudo, segundo os relatos do autor, muitos foram hostilizados a ingerir anabolizantes e esteróides, motivo que levou ao banimento do país nos Jogos Olímpicos em Tóquio.
Grigory Rodchenkov, por sua vez, conheceu os anabolizantes quando ainda era atleta universitário. Mais tarde, o esportista tornou-se químico, motivo que o fez estudar essas substâncias em contato com o organismo. A partir de seu conhecimento sobre as reações fisiológicas, ele montou um sistema capaz de burlar o sistema de antidoping.
No decorrer da obra, ele explica como o governo russo investiu nessa prática e quais métodos eles utilizaram para “limpar” os organismos dos atletas antes das competições. Como representante oficial de antidoping do COI no país, o químico sabia, ainda, como despistar as investigações.
Todavia, após o esquema ser revelado ao mundo, os atletas russos foram proibidos de representar o país nos Jogos Olímpicos, na Copa do Mundo e em vários outros campeonatos, durante quatro anos.
A crítica do The Guardian avaliou a obra como: “O livro do ano!”. Já o The Times analisou os escritos do autor como um “caso de amor da Rússia com o doping”.
Considerado um dos maiores relatos de burlamento do sistema de antidoping, a obra ‘O protocolo russo’ encontra-se disponível na Amazon em formato Kindle e capa comum.