Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Donald Trump

O que Trump quer dizer com 'tornar a América grande de novo'?

Slogan de campanha do presidente eleito remete à frase utilizada na corrida presidencial do também republicano Ronald Reagan em 1980

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 06/11/2024, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Donald Trump - Getty Images
Donald Trump - Getty Images

No seu primeiro pronunciamento como presidente dos Estados Unidos, Donald Trump recorreu a uma frase que marcou sua trajetória política: "Make America Great Again" (ou "Torne a América Grande Novamente", em tradução livre).

Esse slogan, que se tornou um dos pilares de sua campanha, foi usado tanto em sua candidatura de 2016 quanto em sua reeleição em 2024.

Durante seu discurso, Trump declarou: “Este será verdadeiramente o auge dourado da América, é isso que temos. Esta é uma vitória magnífica para o povo americano, que nos permitirá fazer a América grandiosa novamente".

Significado

A expressão "Make America Great Again" (abreviada como MAGA) não é uma invenção de Trump, embora tenha sido ele quem a popularizou em 2016. O slogan tem suas raízes na candidatura de Ronald Reagan, que o utilizou em sua campanha presidencial de 1980.

Naquela época, Reagan propôs restaurar o orgulho nacional e reerguer os Estados Unidos como uma grande potência, em um contexto em que a nação enfrentava uma grave crise econômica, com inflação e estagnação, conhecida como estagflação, conforme repercute O Globo.

Reagan, em seu discurso de campanha, afirmou: "Para aqueles sem oportunidades de emprego, incentivaremos novas oportunidades, especialmente nas cidades do interior. Para aqueles que perderam a esperança, restauraremos a esperança e os convidaremos para uma grande cruzada nacional para tornar a América grande novamente."

O ex-presidente republicano Ronald Reagan - Getty Images

Embora o slogan tenha sido usado anteriormente por Reagan, foi em 2012, logo após a reeleição de Barack Obama, que Trump adotou oficialmente a frase. O republicano a utilizou em sua campanha vitoriosa de 2016 e a trouxe novamente em 2024, quando também foi comercializado merchandising com a frase em bonés e camisetas.

Aos 78 anos, Donald Trumpconquistou a presidência novamente, superando a candidata democrata Kamala Harris. Ele se tornou o segundo presidente da história dos Estados Unidos a retornar ao cargo após ser derrotado em uma tentativa anterior de reeleição.