Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Taylor Swift

O que se sabe sobre tentativa de atentado em show de Taylor Swift?

Segundo as autoridades locais, o jovem de 19 anos que pretendia atropelar uma multidão de fãs jurou lealdade ao Estado Islâmico

Redação Publicado em 08/08/2024, às 19h32 - Atualizado às 22h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Taylor Swift durante evento em Ohio, em outubro de 2021 - Getty Images
Taylor Swift durante evento em Ohio, em outubro de 2021 - Getty Images

Nesta quarta-feira, 7, dois homens foram presos sob suspeita de planejar um ataque terrorista no show da cantora americana Taylor Swift. Naquele dia, a artista iria se apresentar em Viena, na Áustria, para uma multidão de milhares de pessoas. 

Conforme repercutido pela Folha de Pernambuco, os serviços de inteligência austríacos (DSN) revelaram nesta quinta-feira, 8, que um jovem de 19 anos confessou estar planejando um ataque suicida para “matar um grande número de pessoas”. O jovem é suspeito de ser um seguidor do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Após a polícia prender duas pessoas, incluindo o jovem, na quarta-feira, 7, os organizadores cancelaram três shows programados para esta semana em Viena. O jovem, que é cidadão austríaco e originário da Macedônia do Norte, havia “jurado lealdade” ao EI e foi detido em uma operação especial na Baixa Áustria, próxima à capital, Viena.

Ele confessou tudo e declarou que pretendia cometer um ataque com explosivos e facas. Seu objetivo era cometer suicídio e matar um grande número de pessoas, hoje ou amanhã, durante o show.", afirmou Omar Haijawi-Pirchner, diretor dos serviços de inteligência (DSN). 

Outros detalhes

De acordo com Franz Ruf, diretor-geral de segurança pública da Áustria, o suspeito de 19 anos havia adquirido produtos químicos que poderiam ser usados para fabricar uma bomba, conforme informou o Guardian.

Ruf também destacou a presença de “ações precatórias concretas”, incluindo substâncias químicas e “dispositivos técnicos”, encontrados na residência do suspeito em Ternitz, uma cidade próxima à fronteira com a Hungria. Segundo a mídia local citada pelo jornal, o jovem havia roubado os produtos químicos de uma empresa metalúrgica onde trabalhava.

O segundo suspeito é um “jovem de 17 anos” que havia sido “contratado por alguns dias por uma empresa terceirizada responsável pelos serviços no estádio durante o concerto” desta quinta-feira, 8, acrescentou Haijawi-Pirchner. O menor estava na área do estádio no momento de sua detenção.