Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Vendedores de salsicha austríacos buscam proteção da Unesco

Mediante o risco do desaparecimento de tradição da Áustria, vendedores de salsicha de Viena buscam reconhecimento e proteção da Unesco

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 24/06/2024, às 09h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Foto por congerdesign pelo Pixabay
Imagem ilustrativa - Foto por congerdesign pelo Pixabay

Na Europa, muitos países são conhecidos por pratos e receitas bastante típicas; como é o caso do macarrão e da pizza na Itália, as baguetes e croissants na França, e a salsicha na Áustria. Porém, os tradicionais pontos de venda de salsicha de Viena, capital austríaca, vem sofrendo o risco de desaparecer com o tempo, levando à necessidade de medidas mais inusitadas para sua preservação.

Conforme repercutido pelo UOL, recentemente Viena solicitou à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) o reconhecimento e proteção dos pontos de venda de salsicha, para assim preservar o modo de vida da região. "Cruzamos os dedos para conseguir", conta à AFP um dos fundadores da associação que apresentou a candidatura, Patrick Tondl, apoiado pelo prefeito de Viena, Michael Ludwig.

Tondl, vale mencionar, é dono do ponto de venda de salsicha mais antigo da cidade, que já está de pé há quase um século, inaugurado em 1928, e é da quarta geração da família de "salsicheiros". O estabelecimento — chamado, em alemão, de Würstelstand — oferece variedades de salsicha dia e noite, junto a pão, mostarda e um pouco de rabanete.

Ao todo, Viena conta com 180 Würstelstand, mas o número vem diminuindo bastante na última década. Mais de 100 delas já realizaram adaptações no cardápio, oferecendo também pizzas, kebabs, hambúrgueres e alguns pratos asiáticos, para que conseguissem manter-se em pé — mesmo que isso representasse uma quebra de tradição.

+ Cachorro-quente: De onde surgiu a ideia de que um pão com salsicha se parece com um cachorro?

Importância histórica

A história da salsicha em Viena é bastante antiga, sendo os pontos de venda desse produto tradicionais na região desde o período imperial, antes da Primeira Guerra Mundial. Na época, os vendedores utilizavam pontos de venda ambulantes, e se deslocavam conforme a demanda, atendendo na saída de fábricas ou escolas; os quiosques fixos foram autorizados só em 1969.

O que os defensores da proteção da Unesco às Würstelstand é a função social destes estabelecimentos, que contam com clientes fiéis e são bastante inclusivos, abrangendo desde as pessoas mais simples até as mais ricas.