Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

O que explicaria o objeto que caiu do céu e atingiu carro em Santos

Em Santos, litoral de SP, um carro foi atingido por um objeto que caiu do céu

Redação Publicado em 16/05/2023, às 10h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do item que atingiu carro (à esqu.) e o impacto (à dir.) - Arquivo pessoal
Registro do item que atingiu carro (à esqu.) e o impacto (à dir.) - Arquivo pessoal

Um objeto que caiu do céu atingiu um carro em Santos, litoral de SP. Cilíndrico de metal, o item estava 'fervendo', segundo o dono do automóvel. Com o impacto, o objeto amassou o teto e disparou o alarme do automóvel. 

Em entrevista ao G1, o dono do carro, Marcel de Camargo, disse que ouviu um barulho forte, seguido pelo alarme do veículo. 

"Estava comendo dentro de casa e escutamos um estrondo muito forte. Na sequência, o alarme do carro disparou. Quando olhei na garagem vi o teto do meu carro amassado e um pouco fundo. Achei que alguém pudesse ter jogado algo pelo lado de fora, mas acabei observando o desenho de um círculo marcado e, no mesmo momento, conclui que a peça deve ter caído do céu", disse Marcel de Camargo, que é bancário.

Marcel também explicou ao veículo que não foi possível encostar no objeto, que se encontrava no chão. "Não dava para encostar com a mão. Ainda bem que não pegou na cabeça de ninguém, pois poderia ser fatal. Mas isso não aconteceu e estamos bem", disse ele.

Já a esposa, no dia seguinte, notou que o item tinha um cheiro forte e aparentava ter óleo preto. "A ponta estava amassada, com um óleo preto saindo. Além disso, tinha um cheiro podre de ovo", disse.

O que seria?

Após o assunto intrigar internautas na última segunda-feira, 15, Eduard de Macena, que atua como analista de planejamento de manutenção de aeronaves e professor da ETEC Santos Dumont, acredita que se trata de lixo espacial. "Pela altura que caiu, é bem provável. Lixo espacial cai praticamente todo dia na Terra", disse Eduard ao G1. 

Daniel Mello, astrônomo do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também acredita na mesma teoria. Ele explica que o lixo espacial é um problema atual. Algumas das máquinas que se encontram em órbita não estão em funcionamento, assim adquirem a classificação de lixo espacial. 

"Hoje, você olha para o céu e consegue detectar a olho nu, no começo da noite ou no final da noite, duzentos satélites fazendo órbita em torno da Terra", disse o astrônomo ao veículo. 

O impacto do objeto no automóvel /Crédito: Arquivo Pessoal

Os estudiosos, no entanto, não compartilham a teoria de que o item que caiu do céu teria feito parte de uma aeronave. Ao mesmo tempo, Eduard explica que o impacto poderia ter matado alguém: "Se tivesse atingido a cabeça de alguém poderia matar. Ainda bem que não atingiu ninguém", disse.