A descoberta localizada com um detector de metais, será leiloada por R$ 1,4 milhões
Um detector de metais, possui como função primordial localizar metais que podem ser perigosos ou mesmo auxiliar no encontro de drogas. No entanto, vez ou outra esse objeto proporciona a descoberta de até mesmo artefatos históricos, como foi o caso de um homem que, em julho do ano passado, detectou uma valiosa moeda.
Em julho de 2021, um homem fez uma descoberta milionária usando um detector de metais. Uma moeda que pertenceu ao reinado de Egberto de Wessex, avô de rei Alfredo, foi a leilão por 200 mil libras (cerca de R$ 1,4 milhão).
O homem, utilizando o detector de metais a 18 centímetros do chão, encontrou a moeda de ouro anglo-saxônica criada entre os anos 802 e 839, durante o reinado de Egberto. A descoberta ocorreu em março de 2020.
A moeda foi encontrada atrás de um bar inglês, como informado pelo Daily Mail. O tesouro provavelmente representa um manco, ou seja, equivale a 30 moedas "comuns" de prata.
Esta moeda provavelmente representa um manco: uma denominação de ouro que apareceu pela primeira vez no centro e norte da Itália, mas já existia na Inglaterra antes do ano 800", contou Peter Preston-Morley, chefe do departamento de moedas do site de leilões Dix Noonan Webb em 2021.
Essa moeda é considerada rara no mercado atual. Ela tem 95% em ouro e existem apenas oito unidades como ela registradas em museus ingleses. Preston-Morley também explicou que com apenas uma moeda dessa, era possível comprar cerca de 360 pães.
Não se sabe exatamente quando a moeda foi criada, já que o objeto não possui nenhuma marca de seu ano de fundição. O especialista Peter Preston-Morley acredita que ela era usada somente em grandes premiações para pessoas importantes.
Esse tesouro remete ao reinado de Egberto, avô de Alfredo, um dos reis saxões mais famosos, que governou Wessex, região onde hoje fica Bournemouth, na Inglaterra. Egberto, filho do rei Ealmundo de Kent, governou Wessex de 802 até sua morte, e Kent a partir de 825.