Lendário baterista dos Beatles, Ringo Starr criou poucas músicas durante atividade da banda; e suas tentativas faziam os demais rirem, revela músico
Publicado em 04/02/2025, às 08h15
Um grande fenômeno musical e uma das bandas mais influentes da história, os Beatles alçaram um quarteto de Liverpool — John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr — ao sucesso mundial, em um período de apenas 10 anos de atividade e 13 álbuns lançados.
De todo esse grande acervo musical, apenas duas músicas recebem a assinatura do baterista, Ringo Starr, na composição: "Don't Pass Me By" e "Octopus's Garden". Além disso, ele também coassinou outras quatro faixas ao lado dos companheiros: "What Goes On", "Flying", "Dig It" e "Maggie Mae".
A pouca recorrência de Ringo como compositor nunca foi um problema para a banda, visto que quem mais se ocupava com isso eram John Lennon e Paul McCartney. E, além disso, uma história curiosa revelada pelo baterista em entrevista recente é que, em várias tentativas de produzir canções inéditas, Ringo Starr levava seus colegas de banda ao riso.
Comecei a compor músicas e gostava de dizer a John, Paul e George: 'tenho essa canção aqui que compus'. E eles rolavam no chão de tanto rir porque eu, sem perceber, simplesmente reescrevia a música de outra pessoa", recordou o ex-Beatle em entrevista ao canal dedicado à banda na SiriusXM.
Devido às gargalhadas — que não eram maldosas —, demorou até que Ringo conseguisse desenvolver uma composição realmente autoral, de forma que suas duas composições já mencionadas só apareceram nos últimos álbuns do grupo. "Don't Pass Me By" surgiu no antepenúltimo disco, o conhecido como "White Album", de 1968, enquanto "Octopus's Garden" chegou somente em "Abbey Road", de 1969, o penúltimo da banda.
O baterista só foi exercer mais suas composições a partir do álbum "Ringo", de 1973, seu terceiro disco solo que, por sua vez, ainda contou com a colaboração de parceiros.
Em outras entrevistas, conforme repercute a Rolling Stone Brasil, Ringo Starr já falou sobre suas dificuldades de compôr no passado, e é comum que ele dê créditos ao guitarrista George Harrison por fornecer apoio e auxílio no desenvolvimento de suas capacidades autorais.
Tanto que na série documental "The Beatles: Get Back" — lançada em 2021 e disponível no Disney+ — é possível assistir a gravações em que o guitarrista ajuda o baterista na composição de "Octopus's Garden".
Porém, mesmo com o apoio, Harrison sempre negou ter dado qualquer contribuição à música: "'Octopus’s Garden’ é uma música de Ringo. É apenas a segunda que ele compôs, e é adorável. Tão pacífica. Acredito que Ringo compunha músicas cósmicas naqueles tempos sem sequer perceber", disse o guitarrista, que faleceu em 2001, em outra ocasião.