Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Beatles

O 'lado B' da fama que não agradava os membros dos Beatles

Famosos ao redor do mundo, os membros dos Beatles não conseguiram se acostumar com um aspecto da fama que conquistaram; entenda

Redação Publicado em 08/12/2024, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O grupo britânico 'Os Beatles' - Getty Imagens
O grupo britânico 'Os Beatles' - Getty Imagens

Nos anos 1960, a fama dos Beatles atingiu proporções inimagináveis: eles eram reconhecidos ao redor do mundo. Em cada local que visitavam, eram seguidos por multidões de fãs e jornalistas. Embora buscassem reconhecimento por sua música, os integrantes do grupo começaram a sentir que o sucesso estava fora de controle. 

Segundo relatos de Alex Mardas, um amigo íntimo dos Beatles, a fama afetou profundamente o bem-estar de seus membros.

Durante o auge da Beatlemania, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr enfrentaram uma constante invasão de privacidade, com fãs acampando em frente às suas residências e seguindo-os incessantemente. Tal pressão os levou a evitar espaços públicos, repercute o Cheatsheet

"Chegamos a um ponto em que, com bastante frequência, os Beatles ansiavam por privacidade", afirmou Alex Mardas no livro "All You Need Is Love: The Beatles in Their Own Words", escrito por Peter Brown e Steven Gaines. "Até Ringo na época dizia que daria tudo na vida para ir a um pub local, o que é uma tradição na Inglaterra, para ficar por ali e tomar uma bebida. Ele não podia. Então ele teve que construir o pub em sua casa porque Ringo tinha um pub completo dentro de sua casa. Mas não é a mesma coisa, porque ele sentia falta do pub".

Beatles
O quarteto durante uma apresentação - Getty Imagens

Sem normalidade

Mardas destacou que cada membro da banda lamentava a perda da normalidade cotidiana causada pela fama excessiva. "Isso os deprimiu muito", destacou o amigo. "Quero dizer, eles tinham tudo de um lado, e do outro ponto de vista, eles perderam completamente a liberdade. E para mim, essa é a razão pela qual eles saíram do palco completamente. Eles não queriam essa publicidade".

A decisão dos Beatles de interromper as turnês foi mencionada por Mardas como uma tentativa equivocada de mitigar as pressões da fama. Eles acreditavam que ao se retirarem dos holofotes e se concentrarem nas gravações em estúdio, conseguiriam reduzir a atenção pública. No entanto, isso não ocorreu.

Consequentemente, os integrantes passaram grande parte do tempo isolados em suas casas devido à impossibilidade de levar uma vida normal na cidade. Esse isolamento gerou um estresse significativo.

Diferente de Elvis

Apesar das dificuldades impostas pela fama avassaladora, o apoio mútuo entre os membros da banda foi crucial para enfrentar o assédio. Ringo Starr destacou como essa união os impediu de seguir um caminho autodestrutivo semelhante ao de Elvis Presley.

O grupo conquistou milhares de fãs ao longo das décadas - Getty Imagens

"Elvis decaiu porque parecia não ter amigos, só um bando de bajuladores. Enquanto que conosco, individualmente, todos nós enlouquecíamos, mas os outros três sempre nos traziam de volta", afirmou Ringo para o livro "Ringo: With a Little Help", de Michael Seth Starr. "Foi isso que nos salvou. Lembro-me de ficar totalmente maluco pensando, eu sou o cara, e os outros três olhavam para mim e diziam, 'Com licença, o que você está fazendo?' Lembro-me de cada um de nós entrando naquele estado".