A funcionalidade, que havia sido testada primeiro na versão de língua inglesa do aplicativo, acaba de chegar ao Brasil
Os usuários brasileiros do Instagramagora poderão adicionar seus pronomes de preferência entre suas informações pessoais do perfil. A chegada do recurso foi anunciada pela empresa na última quarta-feira, 4.
Outro detalhe é que essa funcionalidade já havia sido testada na versão de língua inglesa da rede social antes de chegar ao Brasil. A mudança tem o objetivo de tornar o espaço virtual mais inclusivo para a comunidade LGBTQIAP+.
Muitos indivíduos não-binários, de gênero fluido ou transgêneros, entre outros, têm o costume de explicitar os pronomes pelos quais preferem ser tratados a fim de evitar confusão, por exemplo.
Vale destacar que o Instagram não é a primeira rede social a permitir que seus usuários especifiquem seus pronomes — LinkedIn e Facebook são outras plataformas que incluem essa funcionalidade, conforme repercutido pela Folha de São Paulo.
Aqueles internautas que quiserem editar seus perfis no Instagram para incluírem a informação podem escolher entre "ela/dela", "ele/dele" e "elu/delu".
Essa terceira opção é utilizada por aqueles que preferem um tratamento de gênero neutro, que não é nem feminino e nem masculino, sendo frequentemente utilizada por pessoas não-binárias.