Antes um serviço importante, hoje os telefones públicos foram tornados obsoletos no município norte-americano
A cidade estadunidense de Nova York se despediu nesta semana de seu último telefone público. O aparelho, que no passado já foi de grande utilidade pública, foi tornado obsoleto em vista das tecnologias atuais.
De 2015 cá, as mais de 6 mil cabines de telefones públicos que um dia povoaram as ruas nova-iorquinas têm sido gradualmente substituídas por estações da "LinkNYC", que são de uso gratuito, sendo pagas pelos anunciantes que as usam para transmitir propagandas.
Os postos fornecem sinal de Wi-Fi, entradas para carregamento de celular e tablet, telas que mostram mapas da cidade e, é claro, possuem a função de realizar ligações, tal como seu predecessor analógico.
Encarado como uma relíquia de um passado anterior à internet, o último telefone público do local será enviado para o Museu da Cidade de Nova York, conforme repercutido pelo The Guardian.
Assim como fizemos a transição do cavalo e da charrete para o automóvel e do automóvel para o avião, a evolução digital progrediu de telefones públicos para quiosques Wi-Fi de alta velocidade para atender às demandas de nossas necessidades diárias de comunicação em rápida mudança", apontouMatthew Fraser, comissário do escritório de tecnologia de Nova York.
O profissional destacou, todavia, que seu adeus ao último aparelho nova-iorquino foi uma experiência "agridoce" devido ao "lugar de destaque que [os telefones públicos] ocupam na paisagem física da cidade há décadas".
Confira abaixo um vídeo mostrando a remoção do telefone público: