O livro, que será utilizado pelos jovens russos, diz que o conflito tem o objetivo de "desnazificar" a Ucrânia
Um novo livro de História foi recentemente incluído no material escolar das instituições de ensino da Rússia, e está chamando atenção do público por falar sobre a guerra na Ucrânia.
A apostila, que fará parte do currículo de estudantes de 17 anos, cobre acontecimentos históricos do ano de 1945, quando terminou a Segunda Guerra Mundial, até os dias atuais.
Segundo Sergey Kravtsov, o Ministro da Educação do governo russo, o material pretende "transmitir os objetivos [da ofensiva na Ucrânia] aos alunos". Adicionalmente, esses objetivos seriam a "desmilitarização e desnazificação" do território ucraniano, que é a justificativa dada por Vladimir Putin para a invasão desde seu princípio.
Conforme informado pelo The Guardian, o livro com a narrativa políticapró-Kremlin será incluído nas escolas russas a partir do próximo mês de setembro. Vladimir Medinsky, que é um assessor de Putin, também falou a respeito do material de ensino, que descreveu como tendo sido escrito através do "ponto de vista do Estado":
Nenhum livro didático jamais foi criado em nosso país em tão pouco tempo. Os autores escreveram praticamente de próprio punho (...) Reescrevemos completamente as seções 'anos 70', 'anos 80', 'anos 90' e 'anos 2000'. Uma nova seção foi adicionada de 2014 até o presente, incluindo a operação militar especial", relatou ele.