No continente, uma criança de 3 anos agora sofre com poliomielite selvagem
Uma menina de 3 anos foi diagnosticada com poliomielite selvagem no Malawi, África. Conforme repercutido pela BBC Internacional, é o primeiro caso na África em mais de cinco anos.
Como consequência, o país agora atua com o objetivo de impedir uma possível propagação da poliomielite. Vale ressaltar que a imunização foi ampliada após a identificação do caso.
O que se sabe, até o momento, sobre o caso é que a cepa identificada tem ligação com uma cepa detectada no Paquistão, no entanto, não é claro quando ou de que maneira chegou ao continente.
A Iniciativa Global de Erradicação da Pólio também informou que o caso específico fora confirmado após a execução de testes em amostras da criança, que tem paralisia.
Diante da falta de maiores informações sobre o caso, vale ressaltar que a OMS declarou que o caso não muda o status do poliovírus na África. Como veio do Paquistão, o continente continua livre da doença.
Tendo como alvo crianças menores de 4 anos, a doença resulta na paralisia irreversível. Conforme relembrou a BBC, 25 anos atrás, o continente africano sofreu com a paralisia de milhares de crianças e realizou uma campanha de vacinação amplamente repercutida, que resultou na imunização de 95% da população.