Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

No Egito, joias, esqueletos e sepultamentos são encontrados em escavação

O Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito divulgou os achados na última sexta-feira, 5

Isabelly de Lima, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 08/05/2023, às 15h50 - Atualizado às 16h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Artefatos encontrados no sítio arqueológico de Meir, em Qusiya, no Egito - Reprodução / Redes Sociais / Ministry of Tourism and Antiquities
Artefatos encontrados no sítio arqueológico de Meir, em Qusiya, no Egito - Reprodução / Redes Sociais / Ministry of Tourism and Antiquities

No sítio arqueológico de Meir, em Qusiya, no Egito, diversos edifícios e sepultamentos de tempos antigos foram descobertos, além de uma vasta quantidade de bens funerários. O Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito divulgou os achados no Facebook na última sexta-feira, 5.

De acordo com a publicação, a missão arqueológica egípcia descobriu partes de edifícios datados da Era Bizantina e muitos enterros da Era Tardia. Caixões com restos de esqueletos, joias, cerâmica e espelhos de cobre estão entre as relíquias encontradas.

O secretário-geral do Conselho Supremo de Arqueologia, Mustafa Waziri, reforçou a importância do local durante os Antigos e Médios Reinos, assim como o Período Tardio (cerca de 660 - 330 a.C.).

Em uma das paredes de um edifício foram encontrados orações e súplicas dos "primeiros santos" inscritas a lápis preto, segundo o site Ancient Origins. Elas estavam dispostas em oito diferentes linhas horizontais de escrita copta.

Além disso, também foram achadas algumas prateleiras de barro e palha que podem ter armazenado manuscritos preciosos, como informado pela Galileu.

Terreno curioso

O chefe da administração central do Egito Central, Adel Akasha, escreve que o edifício, que está localizado na parte superior do terreno, contém "um pátio e uma série de salas acompanhadas por locais de arrumação e uma lareira".

Por outro lado, as escavações na região inferior revelaram caixões de madeira, móveis funerários em péssimas condições de conservação e esqueletos.

Dentre tais descobertas está um enterro que pertenceu a uma mulher cujo caixão ainda estava muito deteriorado, restando somente pedaços da caixa, peças de peitoral e uma máscara.

Por fim, os arqueólogos acharam cerâmicas de diferentes tamanhos e formas, dois espelhos de cobre e um conjunto de contas de noivado azuis e pretas, segundo o Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito.