Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Escavação na Itália revela tesouro enterrado durante guerra civil de Roma

Mais de uma centena de moedas de prata teriam sido enterradas por alguém tentando proteger seu dinheiro em meio ao conflito

Ingredi Brunato Publicado em 24/04/2023, às 13h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia mostrando artefatos descobertos - Divulgação/ Franco Sammartino
Fotografia mostrando artefatos descobertos - Divulgação/ Franco Sammartino

Escavações em uma floresta da região de Toscana, na porção central da Itália, revelaram um valioso tesouro de 2 mil anos que remonta ao Império Romano, tendo sido enterrado durante um período em que ocorria aquela que é considerada como a primeira grande guerra civil daquela civilização.  

A descoberta, que estava escondida dentro de um pote de terracota, consiste em 175 denários (um tipo de moeda romana) de prata que teriam sido cunhados em anos diferentes. Os mais antigos datam de  157 a.C., enquanto os mais recentes são de 82 a.C. 

Esse último, vale apontar, foi o ano em que o militar romano Lucius Cornelius Sulla decidiu batalhar contra os governantes do regime de então — uma investida bélica da qual sairia vitorioso, tornando-se, em seguida, um ditador. 

Fotografia das moedas / Crédito: Divulgação/ Franco Sammartino

Mais informações

Outro detalhe é que o achado foi feito ainda em 2021, porém foi apenas recentemente, após o fim da exploração arqueológica, que a equipe de pesquisadores responsável pelas escavações divulgou o achado ao público, conforme informou o Live Science. 

Não temos como saber quem teria sido o dono do tesouro, mas existem algumas hipóteses: um soldado que escondeu suas moedas para buscá-las após o fim do conflito, ou mesmo um comerciante tentando manter sua fortuna em segurança. 

A maneira mais fácil de esconder objetos de valor era enterrá-los no subsolo, longe de casas, onde ninguém pudesse encontrá-los (...) Essas moedas podem ter sido as economias de um soldado voltando para casa [durante] o serviço militar. Ele poderia tê-las escondido porque constituíam uma soma útil, talvez para comprar e abrir sua própria fazenda", explicou a arqueóloga Lorella Alderighi, que esteve envolvida na descoberta, em entrevista ao LiveScience. 

A especialista acrescentou ainda que a guerra civil iniciada por Lucius Cornelius Sulla  teria gerado um "período histórico muito turbulento" em Roma, em que o destino do próprio império estava sendo decidido em campo de batalha, através da disputa por territórios.