Missão finalizada ontem, 26, foi um grande sucesso
Às 20h14 desta segunda-feira, 26, ocorreu o tão aguardado momento em que uma nave espacial da Nasa atingiria o asteroide Dimorphos, na chamada missão Dart (Double Asteroid Redirect Mission).
A colisão, conforme apontaram os cientistas, se deu a 22.000 km/h e foi um grande sucesso. Apesar disso, ainda levará tempo para sabermos se a missão teve os resultados esperados, isto é, se o corpo rochoso foi empurrado no impacto (o que provocaria uma leve alteração em sua trajetória) e, caso positivo, quais teriam sido esses números.
Segundo informações do portal Tilt, muito provavelmente a nave foi completamente destruída, enquanto o asteroide deve ter ficado com uma cratera em sua superfície.
De acordo com a fonte, este foi o primeiro teste real de defesa planetária da História e teve objetivo de simular uma situação de ameaça para ver se seríamos capazes de desviar um asteroide que se aproximasse da Terra.
A missão foi transmitida ao vivo, a partir dos registros da câmera Draco (Didymos Reconnaissance and Asteroid Camera for Optical Navigation), que estava a bordo da nave destruída.