Segundo os pesquisadores, o local serviu de abrigo para a Ordem dos Cavaleiros Teutônicos, em 1246 d.C
Através de uma tecnologia de ponta utilizando radares, um grupo de pesquisadores realizou uma descoberta sem precedentes, na cidade de Elbląg, Polônia. Ao analisarem o solo do local, os estudiosos encontraram ruínas de torres, daquele que já foi um castelo da Ordem dos Cavaleiros Teutônicos.
De acordo com os arqueólogos, o local serviu como o centro oficial dos Mestres da Ordem Teutônica, por volta de 1246 d.C e foi destruído após a Guerra dos Treze Anos, na região — sobrando apenas algumas paredes externas.
Porém, a área sempre foi alvo de curiosidade de pesquisadores que almejavam saber um pouco mais sobre a construção e forma do castelo. Após a nova descoberta, foi possível entender melhor a estrutura da fortaleza. Os pesquisadores encontraram no solo Elbląg, fundações do que provavelmente serviu como uma das torres da área externa da parte leste do castelo.
Segundo os estudiosos, a descoberta ajuda a dar uma nova ideia sobre o local, já que até os dias de hoje, não existe uma representação fiel de como era a estrutura original do castelo.
Segundo Lech Trawicki, diretor do Museu Arqueológico e Histórico de Elbląg, a pesquisa só está no começo e o intuito atual é descobrir ainda mais evidências sobre a antiga construção. “Agora queremos analisar a área mais ampla possível para obter uma imagem completa do castelo", afirmou Trawicki.