Disponível na Netflix, documentário resgata a saga do revolucionário Marighella
Após o lançamento de 'Marighella', de Wagner Moura, no ano de 2021, o homem que se tornou um dos maiores nomes da militância da esquerda despertou o interesse de muitos que querem saber sobre a saga do militante Carlos Marighella.
O documentário 'Marighella' disponibilizado pela Netflix permite uma compreensão extensa sobre a saga do militante. Com direção de Isa Grinspum Ferraz, sobrinha de Carlos Marighella, o longa-metragem foi lançado em 2012 e tem narração do ator Lázaro Ramos.
Maior inimigo da ditadura militar brasileira, Marighellase tornou símbolo da militância de esquerda entre os brasileiros nos anos 1960. Vítima de prisões e tortura, o militante não abaixou a cabeça para os militares.
Além de político, Marighella também foi escritor e é responsável pela publicação do aclamado 'Manual do Guerrilheiro Urbano', obra que se tornou mundialmente traduzida.
A produção disponível na Netflix, inclusive, foi premiada em 2011 no: Festival de Cinema de Havana, Mostra Internacional do Rio de Janeiro, Mostra Internacional de São Paulo. Já em 2012, fora premiada na 7º Mostra dos Direitos Humanos e Ventana Sur.