Nas outras duas ocasiões, em 1883 e 2018, as proporções foram catastróficas. Agora, a fumaça gerada pela explosão atingiu até 15 km na atmosfera
Pela terceira vez na história, a ilha de Krakatoa, na Indonésia, sofre com a atividade de um vulcão. Dessa vez, na madrugada deste sábado, 11, o vulcão Anak Krakatoa entrou em erupção após uma enorme explosão que pôde ser ouvida da capital, Jacarta.
A nova erupção chegou a níveis estrondosos — de forma semelhante às anteriores, ocorridas em 1883 e 2018. Segundo os serviços de monitoramento, a fumaça que saiu da ilha de Krakatoa atingiu até 15 quilômetros na atmosfera.
Dessa vez, entretanto, ainda não se sabe se a explosão fez alguma vítima, diferente da erupção ocorrida em dezembro de 2018. Naquela época, o vulcão ativo desencadeou um enorme tsunami que matou 281 pessoas e deixou mais de mil de feridos.
Mais devastadora ainda foi a erupção do Krakatoa em 1883, episódio conhecido como um dos eventos vulcânicos mais mortais e destrutivos da história. De acordo com registros da época, mais de 36 mil mortes são atribuídas ao desastre daquele ano.