A fascinante descoberta foi realizada por arqueólogos do Centro Polonês de Arqueologia Mediterrânea da Universidade de Varsóvia
Na Etiópia, as paredes de uma igreja milenar foram descobertas por pesquisadores do Centro Polonês de Arqueologia Mediterrânea da Universidade de Varsóvia.
A equipe liderada pela Dra. Michela Gaudiello decidiu usar um drone para ajudar com as pesquisas. Hoje, 27, foram captadas imagens de pilares de pedra de vários metros na área envolta da igreja medieval no Mosteiro Georgios.
É a primeira vez que uma equipe arqueológica do mundo utilizou um drone para explorar uma área na Etiópia. Os pesquisadores se depararam com paredes danificadas, provavelmente sendo a parte externa da igreja milenar. Um das partes inclusive apresentou uma estaca de madeira.
Os pesquisadores também revelaram um bloco com inscrições gravadas. Assim, a análises para desvendar a tradução estão em andamento. Além disso, uma primeira pesquisa com base nos fragmentos sugere que o objeto seja datado de 700 a 1100 d.C.
O Mosteiro Georgios fez parte das rotas comerciais que levavam da África para o interior de Axum, capital de um estado cristão que existia nos primeiros séculos d.C. Apesar da importância histórica, a região é pouco conhecida em termos de arqueológica e pouco se sabe sobre sua história.
Todavia, como já era esperado, as escavações tiveram que ser abandonadas por conta da epidemia do novo coronavírus.