Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Mulher completa 115 anos e dá dica valiosa para longevidade

Elizabeth Francis, que viveu durante a Primeira Guerra Mundial e a Grande Depressão, atribui sua longa vida à franqueza e gratidão

Redação Publicado em 27/07/2024, às 09h29 - Atualizado às 10h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elizabeth Francis - Divulgação/LongeviQuest
Elizabeth Francis - Divulgação/LongeviQuest

Elizabeth Francis, de Houston, acaba de completar 115 anos, tornando-se a pessoa mais velha dos Estados Unidos. Com uma vida que abrange eventos históricos como a Primeira Guerra Mundial e o naufrágio do Titanic, Francis tem um conselho simples para quem deseja viver tanto quanto ela: “Fale o que pensa e não fique calado”.

Nascida em 1909 na Louisiana, a americana viveu intensamente cada década, desde a Grande Depressão até a eleição de 20 presidentes, de William Howard Taft a Joe Biden. Mãe solteira, criou sua filha, agora com 95 anos, e administrou uma cafeteria em Houston. Ao longo de sua vida, Elizabeth preferiu caminhar a dirigir, mantendo-se ativa e independente.

Na última quinta-feira, 25, ela celebrou seu aniversário com duas fatias de bolo de baunilha. Sua neta, Ethel Harrison, de 69 anos, expressou sua admiração pela longevidade da avó. “Estamos surpresos e gratos por ela ainda estar aqui”, disse Harrison ao Washington Post.

Atualmente, Francis mora com a filha, e as duas passam as manhãs assistindo a seriados cômicos clássicos como 'Good Times' e 'The Jeffersons'. “Elas gostam de sentar um ao lado do outro para rir e assistir a episódios antigos na televisão”, compartilhou Ethel. O passatempo favorito delas também inclui assistir 'The Price is Right', sentindo-se sortudas e abençoadas por estarem juntas.

Longevidade

Em fevereiro, Elizabeth foi coroada a pessoa mais velha dos Estados Unidos, após a morte de Edie Ceccarelli, que detinha o recorde anterior. Em abril, ela recebeu uma placa da LongeviQuest, organização que rastreia as pessoas mais velhas do mundo.

Perguntei a ela outra noite como ela se sentia ao completar 115 anos e ela sorriu e disse: 'Só agradeço ao bom Deus por estar aqui'”, contou Harrison.

Segundo o 'New York Post', a senhora acredita que sua franqueza e atitude positiva são chave para sua longevidade. Sua neta espera que ela atinja os 117 anos, a idade da pessoa viva mais velha do mundo, Maria Branyas, da Espanha.

“Cada ano que tenho que encomendar outro bolo de aniversário para minha avó é uma ocasião que vale a pena comemorar”, disse Ethel. “Sabemos que ela continua conosco e isso é uma bênção.”