A esposa do ex-presidente democrata Jimmy Carter, Rosalynn Carter faleceu aos 99 anos
A organização Carter Center, que fora fundada em 1982 pelo ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter, anunciou neste domingo, 19, a morte de Rosalynn, ex-primeira-dama dos EUA.
"Nossa cofundadora, a ex-primeira-dama dos EUA Rosalynn Carter, faleceu esta tarde em Plains, Geórgia", informou a organização através do X, o antigo Twitter.
Em maio deste ano, a família revelou que Rosalynn foradiagnosticada com demência. Ela e Jimmy são casados desde 1946. Na época, ele tinha 21 anos, e ela, 18, assim, se tornaram o casal presidencial americano com o maior tempo de casamento.
Desde a passagem pela Casa Branca, o casal Carter permaneceu ativo na sociedade americana. O destaque se deu com o trabalho humanitário realizado por intermédio do Carter Center. Além disso, Rosalynn também deu vida a um instituto que leva seu nome. A instituição tem como foco o financiamento para americanos que cuidam de familiares que têm idade avançada.
Rosalynn e Jimmy viviam juntos na cidade de Plains, na Geórgia, onde nasceram, se casaram antes do início da saga na presidência dos EUA. A última aparição pública ocorreu em setembro deste ano, quando ambos se reuniram com moradores locais para homenagear o cultivo de amendoim do ex-presidente.