Conhecido como o "pai do reggae", o músico faleceu semanas antes do lançamento de um álbum com faixas inéditas
Na última sexta-feira, 11, amigos e familiáres do lendário músico Toots Hibbert anunciaram sua morte, acrescentando que ele "faleceu pacificamente" em Kingston, capital da Jamaica. O motivo da morte não foi divulgado na nota oficial, embora ele estivesse em uma unidade de terapia intensiva após ter feito testes para coronavírus nas últimas duas semanas.
O cantor e compositor liderou a banda de reggae 'Toots & the Maytals' no início da década de 1960. Ele ficou famoso por popularizar o reggae em seus primórdios, sendo um dos primeiros a ter nomeado o gênero musical através de seu single de 1968 "Do the Reggay", que foi a primeira música a usar o termo, que o levou a ser reconhecido como "pai do reggae".
Em nota nas redes sociais, a banda e a família de Hibbert também agradeceram à equipe médica "pelo cuidado e diligência".
It is with the heaviest of hearts to announce that Frederick Nathaniel "Toots" Hibbert passed away peacefully tonight, surrounded by his family at the University Hospital of the West Indies in Kingston, Jamaica... pic.twitter.com/zOb6yRpJ7n
— Toots & The Maytals (@tootsmaytals) September 12, 2020
Sua morte espantou os fãs que esperam ansiosos para o lançamento de 'Got to Be Tough', o primeiro álbum completo da banda em mais de uma década, que estreia em poucas semanas.
Celebridades também prestaram homenagens públicas em luto pela morte do artista. Ziggy Marley, filho do ícone Bob Marley, declarou em seu Twitter que Hibbert era "uma figura paterna" para ele. O grupo de reggae e pop UB40 disse que a música de Hibbert foi uma influência para a banda e os inspirou a" amar a música reggae desde tenra idade", enquanto o artista britânico Ghostpoet escreveu: "Outra lenda retorna à terra. Que impacto ele fez em seu tempo aqui."