Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Moedas romanas são descobertas nas Ilhas do Canal, na costa da França

Artefatos descobertos não apenas sugerem presença romana na região, como revelam mais sobre passado de inflação do Império Romano

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 24/06/2024, às 10h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Moedas romanas descobertas nas Ilhas do Canal - Divulgação/Dig Alderney
Moedas romanas descobertas nas Ilhas do Canal - Divulgação/Dig Alderney

Recentemente, uma equipe de arqueólogos encontrou nas Ilhas do Canal, próxima à costa da França, duas moedas romanas relativamente incomuns, que revelam mais sobre o passado já conhecido dos antigos habitantes da região. Uma representa um imperador na adolescência, e outra um líder que foi assassinado por invasores germânicos.

Conforme repercutido pela Revista Galileu, uma das moedas foi encontrada durante escavações no depósito de lixo de um antigo prédio romano, que também contava com três quartos e um pátio. O objeto de prata, conhecido como "antoniniano", data de 255 a.C., e continha uma representação do imperador romano Valeriano II quando adolescente.

Restos de antigo prédio romano escavado / Crédito: Divulgação/Dig Alderney

Um detalhe sobre a moeda é que ela não era de prata sólida. Segundo Jason Monaghan, secretário da Dig Alderney — uma instituição de caridade em prol da arqueologia na região — e responsável pela escavação, a razão para a diminuição na quantidade de prata seria para "diluir a moeda", para tentar lidar com um aumento na inflação. O tamanho da moeda é pouco maior que a unha do polegar do pesquisador, e é bem fina.

A segunda moeda, por sua vez, foi descoberta nas áreas posteriores do prédio. Cunhada em bronze, ela representa o coimperador romano Valente, que foi morto na Batalha de Adrianópolis pelos godos, que invadiram a região onde hoje é a Turquia, e data de algum período entre 364 e 367 d.C.

Ela é uma moeda de baixo valor do final do Império Romano no Ocidente", descreve Monaghan ao Live Science. "Elas são bastante sujas, esses bronzes, não são muito bem cunhados".

Posição estratégica

Além das pequenas moedas, as escavações na região das Ilhas do Canal revelaram os restos de um antigo forte romano, o que sugere a presença deste império até mesmo na ilha de Alderney, a mais ao norte da região. Possivelmente, eles estavam ali estrategicamente posicionados para proteger a rota comercial de piratas entre o local e a França.

Os navios que vinham do Mediterrâneo carregando cargas, óleo, vinho e coisas do tipo teriam que passar por Alderney, então os romanos provavelmente colocaram um forte lá para vigiar essa rota comercial e impedir piratas e coisas do tipo", comenta, por fim, Jason Monaghan.