Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Moedas

Moedas romanas com rostos de imperadores são encontradas na Polônia

Moedas romanas datadas do século 2 foram encontradas em cidade polonesa por meio do uso de detectores de metal

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 02/08/2024, às 10h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Moeda romana com o rosto do imperador Antonino Pio - Divulgação/Conservador de Monumentos da Voivodia de Lublin
Moeda romana com o rosto do imperador Antonino Pio - Divulgação/Conservador de Monumentos da Voivodia de Lublin

Artefatos arqueológicos inéditos do século 2 foram encontrados em Księżopol, Polônia, por meio do uso de detectores de metal.

Entre os itens mais raros estão denários, moedas de prata do Império Romano. Três dessas moedas têm o rosto do imperador Antonino Pio (86 d.C. - 161 d.C.), cunhadas entre 138 e 161.

Segundo informações do portal Galileu, uma outra, cunhada em 174, exibe o imperador Marco Aurélio (121 d.C. - 180 d.C.). Foi também encontrado um pedaço de moeda com Antonino Pio e um denário raro, o dobro do tamanho usual, com a imperatriz Herennia Cupressenia Etruscilla, ambos cortados, possivelmente em uma transação comercial.

Os denários, a moeda de maior circulação no Império Romano, representavam o pagamento de um dia de trabalho e foram vigentes por 400 anos. A área de 4 a 5 hectares onde os objetos estavam sugere uma nova área arqueológica de valor científico.

Outros itens

Além das moedas, foram descobertas fíbulas, facas, várias ferramentas e fragmentos de cerâmica. Os objetos foram enviados para o Conservador de Monumentos da Voivodia de Lublin para análise. Denários falsificados, possivelmente feitos pelos visigodos germânicos, também foram encontrados. A cerâmica é majoritariamente do final do período romano, com uma peça do início da Idade Média.