A imagem, registrada no apartamento de um brasileiro, chama atenção pelas condições perfeitas de visualização no céu
Durante a noite do último domingo, 14, um curioso registro de um brasileiro residente em Melbourne, no sudeste da Austrália, chamou a atenção dos veículos de imprensa do país; Fernando Braga foi responsável por compartilhar uma filmagem, capturado pela janela de um arranha-céu, da passagem de um meteoro no céu da cidade, por volta das 22h40 (08h40, no horário de Brasília).
De acordo com a emissora australiana de TV 9NEWS, outros mecanismos de filmagem contínua, como câmeras de segurança, registraram a passagem do corpo celeste com horários simultâneos — mas nenhum com a mesma clareza do registro de Fernando. Em entrevista ao canal, ele acrescentou que o evento atípico chamou a atenção por pela força de sua luz: "Foi realmente brilhante".
Consultado pelo Yahoo, o pesquisador Peter Lieverdink, do Observatório Mount Burnett, explicou que a passagem não apenas impressiona pela frequência na região, com um episódio semelhante registrado em junho de 2020, mas pelo fato de que, desta vez, as condições climáticas eram ideais para a visualização.
Ele adicionou informações sobre a explosão; o clarão foi obtido devido à quantidade de energia produzida pela alta velocidade, estimando um deslocamento de até 40 km/s.