Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Perigo nas redes

Menina de 8 anos morre após participar de desafio com desodorante nas redes sociais

Sarah Raissa Pereira de Castro, de apenas 8 anos, morreu após inalar aerossol de desodorante como parte de uma "brincadeira" que circula na internet

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 14/04/2025, às 14h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Getty Images
Imagem meramente ilustrativa - Getty Images

Uma tragédia envolvendo um perigoso desafio viral nas redes sociais chocou moradores de Ceilândia, no Distrito Federal.

Sarah Raissa Pereira de Castro, de apenas 8 anos, morreu após inalar aerossol de desodorante como parte de uma "brincadeira" que circula na internet. A informação foi confirmada pela Polícia Civil, que abriu inquérito para apurar as circunstâncias da morte.

O caso aconteceu na última quinta-feira, 10. Sarah sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi socorrida ao Hospital Regional de Ceilândia. Apesar de ter sido reanimada cerca de uma hora após o incidente, a menina não apresentou melhora neurológica e teve a morte cerebral confirmada ainda na unidade de saúde.

Segundo as autoridades, os investigadores querem entender como a criança teve acesso ao chamado “desafio do desodorante” e quem são os responsáveis pela publicação do conteúdo que motivou a ação. Caso sejam identificados, os envolvidos podem responder por homicídio duplamente qualificado, crime com pena de até 30 anos de prisão.

Luto e alerta

Nas redes sociais, a dor da família ficou evidente. “Está doendo tanto”, escreveu uma tia de Sarah em uma postagem. 

Fica o alerta para todos nós, mães e pais, para conversarmos com os filhos. Precisamos explicar que esses desafios não podem ser feitos. Se alguém vir algo assim, denuncie. Uma criança de 8 anos morrer por causa disso… é absurdo, é uma loucura", desabafou a médica que atendeu a menina.

O “desafio do desodorante” propõe que participantes inalem o spray por tempo prolongado, em uma espécie de competição. O uso do produto dessa forma pode causar falta de oxigenação no cérebro, levando a paradas cardiorrespiratórias e até à morte.

Infelizmente, esse não é o primeiro caso no Brasil. Em 2022, João Victor Santos, de 10 anos, também perdeu a vida após participar do mesmo tipo de desafio em Belo Horizonte (MG). Ele foi encontrado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já sem sinais vitais.