Diversas pessoas estão indo ao local para presenciarem a erupção do maior vulcão ativo do mundo; veja vídeos!
Após o vulcão Mauna Loa, localizado no Havaí, entrar em atividade pela primeira vez desde 1984 — no último domingo, 27 —, muitos turistas estão indo até o local para presenciar o fenômeno da natureza.
O Mauna Loa, o maior vulcão ativo do mundo, está soltando lavas de 30 até 60 metros de altura, e se encontra no Parque Nacional dos Vulcões do país.
O parque proibiu a entrada na área do vulcão para os visitantes, para evitar qualquer tipo de acidente. Entretanto, Jessica Ferracane, uma representante do local, contou em uma entrevista cedida à agência AP que, mesmo com os visitantes estando longe do vulcão, a cena é "espetacular".
Segundo informações do O Globo, os geólogos do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), contaram que vulcão Mauna Loa, que significa "Grande Montanha", não está trazendo perigo até o momento para as áreas próximas.
Os fluxos de lava das duas fissuras mais altas estão descendo a encosta, mas são interrompidos a cerca de 10 quilômetros da Saddle Road [a estrada principal no sopé do flanco Norte da montanha]", informou os geólogos.
Porém, as autoridades ressaltaram que a "Grande Montanha" é um vulcão com atividade imprevisível, informando que foi registrado uma quarta fissura. "Fissuras adicionais podem se abrir na Zona de Falha do Nordeste, e os fluxos de lava podem continuar descendo a encosta."
Mesmo com a lava não gerando perigo aos moradores e turistas que estão só para ver o vulcão, especialistas advertiram que os ventos podem fazer com que fios de vidro de basalto — chamados de "cabelo de Pele" —, cinzas finas e gás vulcânico soltados podem prejudicar as pessoas.
View this post on Instagram