Autoridades norte-americanas criticaram as medidas adotadas pela China em meio à pandemia de Covid-19
O epidemiologista-chefe do governo dos EUA, Anthony Fauci, criticou neste domingo, 27, a forma como o governo chinês vem atuando em meio à pandemia de Covid-19. Segundo ele, a China teria agido de forma suspeita e falhado em relação ao cuidado das pessoas mais vulneráveis com a aplicação de sua política de "covid zero".
"Mesmo quando não há nada a esconder, eles agem de forma suspeita e não transparente", declarou Fauci em entrevista à emissora NBC. Segundo informações do Estadão, outros líderes norte-americanos apresentaram falas semelhantes.
É o caso do coordenador do governo de Joe Biden para a pandemia, Ashish Jha, que durante o programa This Week, da ABC, questionou a estratégia do país asiático no controle da pandemia. Para ele, seria "improvável" que a China controlasse o vírus por conta própria "sem uma campanha de vacinação aprimorada" que possa aumentar a imunidade entre a população.
"Eu recomendaria que a China adotasse a estratégia de garantir que todos sejam vacinados, principalmente os idosos. Acho que esse é o caminho para sair desse vírus. Lockdowns e covid zero serão muito difíceis de sustentar", destacou.
De acordo com a fonte, desde a última sexta-feira, 25, o governo chinês vêm enfrentando uma forte onda protestos contra a política de 'covid zero', sendo que ontem, 27, manifestantes chegaram até mesmo a pedir a renúncia do presidente Xi Jinping.