No ano em que se comemora 200 anos da Independência do Brasil, historiador Rodrigo Trespach lança livro sobre o momento histórico
Em ano de bicentenário da Independência do Brasil, muito é comentado sobre o fatídico dia em que ocorreu a proclamação da independência do país, porém, o que nem todos pensam é a maneira que esse evento aconteceu e os caminhos percorridos para chegarem até ali.
O historiador e pesquisador Rodrigo Trespachrevela como foi a trajetória de Dom Pedro I e sua comitiva até chegarem ao riacho do Ipiranga para o famoso grito da Independência.
Esses dados históricos estão disponíveis em seu mais novo livro 'Às margens do Ipiranga', que carrega o selo da Aventuras na História e Citadel.
O livro é baseado em uma pesquisa documental extensa, que envolve jornais de época, livros de memórias, relatos de viagem, cartas e documentos que foram mantidos em acervos no Brasil e na Europa.
Na obra, o autor apresenta também outras figuras que foram importantes para tal processo histórico, tentando fugir da imagem que nos é passada em livros de história, de que somente Dom Pedro I foi o grande responsável pela Independência do Brasil.
Em uma entrevista exclusiva, Trespach comentou sobre o sentimento de lançar um novo livro com temática da família imperial perto de uma data tão importante como o 7 de setembro.