Submarino que levava turistas para local do naufrágio do Titanic desapareceu com cinco pessoas a bordo
Paul-Henry Nargeolet, um renomado especialista no naufrágio do Titanic está entre os cinco tripulantes desaparecidos do submarino que levava turistas para explorar os destroços no Oceano Atlântico. É o que diz o jornal britânico The Guardian, que apontou que o homem é capitão do submarino e ex-comandante da Marinha Francesa.
Além de piloto de submersível, o profissional seria ainda especialista em mergulho profundo e diretor do programa de pesquisa subaquática do Grupo E/M e Titanic, Inc.
Considerado a principal autoridade no local do naufrágio, Nargeolet estava acompanhado por outros quatro tripulantes dentro do submersível, incluindo o bilionário britânico Hamish Harming.
De acordo com informações do UOL, Nargeolet já liderou ao menos 30 expedições ao local dos destroços do Titanic e supervisionou a recuperação de cinco mil artefatos, incluindo um grande fragmento de 20 toneladas do casco do naufrágio.
Como destacou o tabloide britânico The Sun, em uma entrevista concedida à Irish Examiner em 2019, Paul mencionou os perigos extremos da exploração em alto mar, dizendo: "Se você está 11 metros ou 11 quilômetros abaixo [da superfície] e algo ruim acontece, o resultado é o mesmo. Quando você está em águas muito profundas, você está morto antes de perceber que algo está acontecendo."