A lei se aplica para aqueles que nasceram a partir de primeiro de janeiro de 2009
Na última terça-feira, 13, a Nova Zelândia proibiu por meio de uma nova lei a proibição da venda de cigarros no país. De forma vitalícia, os jovens nascidos a partir de primeiro de janeiro de 2009 não poderão comprar o tabaco dentro do Estado. A lei visa a eliminação do tabaco de forma progressiva no país.
Com a meta de se ver livre dos cigarros até 2025, a Nova Zelândia vai ter uma idade mínima para a compra de cigarros sempre aumentando e a droga terá ainda uma menor quantidade de nicotina em sua composição.
Além disso, segundo o Estadão, a lei ainda reduz o número de comerciantes que podem vender tabaco no país. Antes, cerca de 6000 varejistas podiam vender, agora, só 600. O vaping não será afetado pela nova lei.
Ayesha Verrall, ministra da saúde, disse ao parlamento: “Não há nenhuma boa razão para permitir a venda de um produto que mata metade das pessoas que o usam”.
O partido libertário ACT, foi um dos opositores da lei, dizendo que muitos comércios poderiam fechar. A lei, que teve sua aprovação por 76 votos favoráveis a 23. A Nova Zelândia já tem venda limitada de cigarros para as pessoas maiores de 18 anos, e os impostos sobre a droga vêm aumentando nos últimos anos.