Reconhecida pelo Guinness como o animal terrestre mais velho do mundo, a tartaruga Jonathan nasceu por volta do ano de 1832
Jonathan, a tartaruga reconhecida como o animal terrestre mais velho do mundo, celebrou seu 191º aniversário, conforme anunciado pelo Guinness World Records nesta quinta-feira, 30. No ano passado, este senhor réptil, uma tartaruga-gigante-das-seicheles (Aldabrachelys gigantea hololissa), conquistou ainda o título de tartaruga mais velha de todos os tempos.
Residente da Plantation House, a residência do governador de Santa Helena, há 141 anos desde sua chegada à ilha no Atlântico Sul, acredita-se que Jonathan tenha nascido por volta de 1832, dado que já apresentava um estágio maduro de desenvolvimento quando foi transportado do arquipélago de Seychelles, no Oceano Índico, até o local onde vive, em 1882.
Embora a idade mais precisa de Jonathan possa ser ainda maior, ele ultrapassou significativamente a expectativa média de vida de sua espécie, que é de 150 anos.
De acordo com o portal Galileu, o veterinário do réptil, Joe Hollins, afirma que o idoso não mostra "qualquer sinal de desaceleração". Apesar de não ter mais olfato e estar praticamente cego devido a cataratas, Jonathan mantém um forte apetite.
O segredo para uma vida saudável na velhice, de acordo com Hollins, são os muitos cuidados dedicados a Jonathan. O veterinário relata que, uma vez por semana, o réptil é alimentado à mão com uma porção fortificante de frutas e vegetais.
Isso não apenas complementa suas calorias, mas fornece aqueles impulsionadores essenciais de seu metabolismo: vitaminas, minerais e oligoelementos", explica.