A morte do pianista, que ocorreu na madrugada desta segunda-feira, 17, foi confirmada pela família
Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 17/07/2023, às 10h43 - Atualizado às 10h44
Na madrugada desta segunda-feira,17, morreu no Rio de Janeiro o icônico músico brasileiro João Donato, aos 88 anos de idade. A informação da morte foi confirmada pela família do artista.
Segundo informações do g1, a morte do músico ocorreu devido a uma série de problemas que vinha sofrendo em sua saúde nos últimos tempos, incluindo uma infecção pulmonar recente. Até o momento, poucas informações foram divulgadas, e mais dados acerca da morte e velório de João Donato devem ser divulgados em breve.
Com um verdadeiro e enorme talento musical, João Donato foi um pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor. Nascido em 17 de agosto de 1934 em Rio Branco, capital do Acre, possui uma longa história com a música.
Quando criança, já demonstrava aptidão para a música: costumava brincar com pequenas flautas de bambu e panelas, tentando tirar algum som dos "instrumentos". Posteriormente, ganharia um acordeom de oito baixos de presente, o que mudaria os rumos que sua vida tomaria definitivamente.
Em 1945, com pouco mais de 10 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro com sua família, onde começou a tocar em festas no colégio em que estudava. E somente quatro anos depois, começou a atuar em jam-sessions na casa de Dick Farney e no Sinatra-Farney Fan Club, onde era membro, dando início a sua carreira profissional no mesmo ano como integrante do grupo Altamiro Carrilho e Seu Regional.